sexta-feira, 9 de abril de 2010

Velhas temáticas

Tenho andado um pouco arredada de velhas temáticas, é certo. A justificação está no crédito de boa fé que tenho dado a este novo governo. Porém, começa a chegar-se a época que tudo trará, e como tal aqui me sento eu, na minha saudosa secretária, para escrever sobre o assunto. Espero que esta nova Ministra tenha o bom senso que já se espera há quase uma década.
Depois de ter ouvido o "prós e contras" de 29 de Março, penso que, FINALMENTE, a sociedade começa a perceber que este sistema de ensino/educação estava podre, condenado ao fracasso, invariavelmente corrompido por uma falsa questão: fazer de Portugal um país de sucesso educativo. Por mais que se queira tapar o sol com a peneira, em Portugal (tal como nos demais países) sempre haverá diferença de QI's. Porquê não admiti-lo, sem demoras e sem "politicamente correctos".
A Escola terá de voltar a ganhar disciplina, rigor, seriedade, honestidade.
Eu explico: disciplina - só combatendo a "pequena indisciplina" teremos alunos concentrados nas suas tarefas escolares e em sala de aula; Rigor, - só com alunos concentrados e empenhados no seu próprio sucesso, poderei dizer com rigor, que efectivamente um aluno que concluiu o 9º ano (ou mais) é um aluno preparado para enfrentar o mundo laboral e contribuir para o enriquecimento económico do meu país; Seriedade - só uma política de seriedade fará de mim, de ti e de todos nós cidadãos mais correctos e justos; Honestidade - sem delongas! Acho que não é necessário explicar! Mas para os mais "distrídos ... a honestdade na educação passa por todas as outras permissas.
 Há honestidade quando comparamos o ensino púlico com o ensino privado? A mobilidade social, se assim continuar, deixará de existir. Os filhos dos ricos (produtos do ensino particular) tomarão os cargos de chefia, enquanto que os pobres desgraçados da classe média, sem recursos financeiros, não terão hipótese, só porque frequentaram uma escola onde tudo e todos concluíam a sua escolaridade.
Há honestidade, quando o trabalho que desenvolvo num ensino público não é de todo reconhecido?
Há honestidade quando os EE passam o "honus" da educação para a Escola?!
Já agora lembro ... são os pais os primeiros a educar. Mas como ( ??? ) se colocam os seus filhinhos, nas creches com 6 meses de idade. Pois é ... é muito mais fácil culpabilizar os outros!

Sem comentários: