terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Malta de 89

Reza a tradição em Penamacor, desde há muitos anos (embora não possa precisar quantos, porque ao certo ninguém sabe), que na noite de 7 para 8 de Dezembro se realiza o Madeiro.
O Madeiro, organizado pelos jovens que dão o nome para a inspecção, ou seja, completam 20 anos, não é mais do que um bodo gigante, durante a noite gélida, aquecida pelo vinho e pelas fogueiras que se espalham ao longo do lo cal do abate das arvores destinadas ao Menino. A população duplica nessa noite, juntam-se ao familiares penamacorenses, vindos das urbes e noite dentro experimentam a verdadeira vida rural: assam as suas feveras, cortam pão que as acompanham e pisam a lama (porque este ano o S.Pedro fez das suas), tudo à conta da "Malta".
A "Malta" fica, ainda encarregue de carregar os tractores que no dia 8 trazem a lenha boa e grossa, para empilhar no adro da Igreja. A essa lenha, Madeiro, ser-lhe-à ateado o fogo, no dia 23 de noite para que a 24 o Menino Jesus encontre a atmosfera quente.
O Madeiro de Penamacor é seguramente o mais antigo e o maior de Portugal, e este ano coube à "Malta de 89" fazer as honras. Os meus parabéns: a missão foi um êxito.
Breve deixarei algumas fotos, para aguçar a vontade de no próximo ano verem a "Malta de 90".
Resta-se ainda dizer, que já há alguns anos que a "Malta" tem ex-alunos meus! (Tou velhota, pa! mas curto bués!)

1 comentário:

Aldina disse...

Gostaria muito de um dia me levares a esse sítio,com costumes tão diferentes daqui.
Interesso-me muito pelas diferenças e tradições do nosso povo, destas terras espalhadas pelo nosso " cantinho com uma janela virada para o mar".