quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Democracia

Muito se tem falado sobre democarcia nos últimos anos em Portugal e quase todos sabem, ou pelo menos deveriam saber, o que significa. (estou agora a recordar-me que há pelos menos 2 srs. que não sabem o que a democracia, masssssss....... já lá vamos).

Afinal o que é a democracia e para que serve???

Origens:
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.

Formas de democracia:
Existem várias formas de democracia na actualidade, porém as mais comuns são: directa e indirecta.
Na democracia directa, o povo, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos da sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na actualidade.
Na democracia indirecta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo os seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em nome/representação daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.

Em Portugal, a democracia, que é igualmente uma ideologia política, assenta em dois valores humanos fundamentais: liberdade e igualdade de todos os cidadãos: um governo do povo e para o povo em que o diálogo é uma permissa fundamental.

Se algum dos meus leitores tiver o mail da sra que sabe tudo ou do seu amigo Pinto de Sousa, será que me podia fazer o favor de lhe mandar esta definição? (thx!)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Um sitio para visitar

Há um novo sítio para se visitar na net, no seguinte endereço:

http://www.8bstars.blogspot.com/

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Nem dá para acreditar

O que será ainda preciso mais para que a ME começe a pensar que se calhar não está assim tão certa quanto isso. Diz que os sindicatos fazem chantagem com os professores, mas eu só vejo uma forma de isso poder acontecer!!!! Estou certa que os sindicatos dizem "ou tú vais à manifestação ou eu não recebo as cotas que me pagas todos os meses."
Depois, diz ainda a ME que nas escolas todos estão a trabalhar no sentido de se fazer a avaliação e que estão satisfeitos com esse modelo. Pois eu também só vejo uma forma de isso poder estar a acontecer nas escolas: a ME está a trabalhar com apenas com 15% dos professores (repartidos pelas inúmeras escolas deste país), já que os restantes 85% se manifestaram contra.
Mais reitera a ME que, os professores não estão a querer cumprir o que ela impõe e que não entende porquê que nos queixamos, pois só temos uma grelhazita para preencher. Aqui também só vejo uma forma de isso poder ser verdade: a sra. ME não aprendeu a contar e não tem a noção de quantidade. Terá feito as "gandas oportunidades"???
Por último, que que cada professor faça os seus objectivos individuais, digo e repito INDIVIDUAIS, que são de um individuo. Como é que se faz um objectivo individual se tem de ser de acordo com os parâmetros impostos pelo ME???
E agora para terminar, o sr. Pinto de Sousa vangloria-se de se ter avaliado 20,000 professores no ano anterior e que desses 1,400 terem tido a classificação de Muito Bom ou Excelente. 1,400 em 20,000???????????????? Realmente o ensino está mal!!!!!!!!!!! Deve ser por isso que Portugal não consegue atingir o nível europeu no que diz respeito à educação!?!?!?!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Manifestação em Castelo Branco

Este é o país que reprime as manifestações. Como diria José Saramago, "a estupidez pode vir de qualquer quadrante da sociedade"

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

José Saramago

Este fim-de-semana pensei em José Saramago. O primeiro livro que li dele foi o Evangelho segundo Jesus Cristo. Seguiram-se, mais tarde O Memorial do Convento, O homem duplicado, Ensaio sobre a Lucidez, Ensaio sobre a Cegueira, As intermitências da Morte, Jangada de Pedra, A caverna e agora a minha última aquisição feita este fim-se-semana na Fnac de Viseu, As pequenas memórias.
Já há muitos anos tive a possibilidade de ter privado com Saramago, ainda que por fugazes momentos, pois quando se fala com Saramago, todos os segundos contam, e nessa altura pensei quão fantástico era falar com aquele ser, na altura um mero escritor. Hoje, passados tantos anos, pensei que bom seria se Saramago nunca mais envelhecesse e assim continuasse a escrever ad eternum. Que bom que é para a Literatura mundial, termos alguém que escreve como Saramago e que tem a imaginação que Saramago tem para escrever. Que pena será um dia quando Saramago partir deste mundo.