quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Eu já fui


De 1 a 4 de Setembro, a vila transmontana, no concelho de Montalegre, comemora os 25 anos de um evento que continua a caracterizar-se por «contrapor o profano ao sagrado». Organizado pelo Padre Fontes, este Congresso integra feiras, exposições e conferências.
O objectivo do Congresso passa por dar a conhecer o valor da medicina popular e o poder das plantas para combater doenças bem como potenciar o ponto de encontro de culturas, credos, medicinas, religiões, saberes, métodos e crenças.

Entre as várias temáticas que irão ser abordadas, destaque a tarde do dia 2 de Setembro com as «Perspectivas recentes da medicina popular», a «Medicina Caseira a região de Valpaços», a «Medicina Medieval e Sabugueiro», o «Exorcismo, esotérico e oculto» e a «Desmistificação de exorcistas, médiuns e videntes».

No mesmo dia à noite, a partir das 21h00, irá discutir-se «O saber médico do povo», «Os cogumelos na medicina popular», «Frutos Silvestres comestíveis e medicinais» com a apresentação do livro «Plantas Medicinais», de José Ribeiro e Lurdes Silva.

No dia 3 de Setembro, falar-se-á de «Medicina oficial e terapia não convencionais», «Reumatismo na medicina popular» e «Mau Olhado e Plantas Medicinais de Marrocos».

Durante a tarde decorre ainda a apresentação do livro «Cancioneiro Musical barrosão e plantas aromáticas», pelo Padre Fontes e Altino Cardoso.

Paralelamente o público pode também visitar uma exposição de plantas medicinais, bem como uma mostra que fará a retrospectiva dos 25 congressos de Medicina Popular.

No âmbito das actividades paralelas destaque ainda para a Rota do Contrabando, que decorre no sábado, dia 2 de Setembro.

Organizado pelo Padre Fontes, o XXV Congresso de Plantas Medicinais de Vilar de Perdizes conta com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre.

Um evento a não perder... na doce e verdadeiro Trás-os-montes!

Sem comentários: