Está quase a comemorar-se o 25 de abril de 1974. Para muitos isto pode não passar mais do que um simples feriados (eu própria já assim pensei) mas hoje acho que se torna urgente uma nova versão da revolução.
Fui ensinada de que o 25 de Abril, a revolução, tinha sido feita para dar ao povo liberdade e pão. Bem .... tantos anos depois acho que a tal liberdade não é assim tão livre como isso.Éra preciso dizer as coisas sem as dizer, tal como o faziam os que estavam contra o regime daquela época ou seriam presos e torturados pela Pide. Hoje se dizes o que pensas, não há pide que te ameaçe mas, vendo bem, há tudo o resto: nos empregos, na igualdade de oportunidades quando te candidatas a um serviço, nos favorecimentos que tens ou podes vir a ter para determinadas coisas na tua vida. É tudo uma questão política (ou és pelo regime ou estás isoladamente só).
Quanto ao pão... esse que o povo não tinha e que supostamente com a liberdade viria a ter, ???? , onde é que está? Empresas que fecham, despedimentos em massa, layoffs, etc, e idosos que recebendo o 400 e picos euros, são multados em 150 euros por não terem entregue a sua declaração de IRS. E quanto declarou o Pinto de Sousa no ano passado? E no ano anterior ao ano passado?? E no anterior ao anterior??? E no outro antes desses todos????
Pão?????????? Foi para isto que houve uma revolução?! Haja Paciência e pouca demagogia e chamem as coisas pelos nomes que elas têm, sem hipocrisias e sem verborreias ocas.
Nunca a música de Zeca Afonso esteve tão actual: "eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada."
Na minha opinião era urgente e emergente uma nova versão (talvez uma uploaded) do 25 de Abril de 74. Até podia ser no 26 porqe assim passariamos a ter dois feriados seguidos. heheheheh
Sem comentários:
Enviar um comentário