sábado, 25 de outubro de 2008

Avaliação de desempenho

Como toda a gente sabe, os professores estão descontentes com muitas coisas que a sra. ministra (com o aval do sr. Pinto de Sousa) tem decidido fazer. Não se trata só das faltas dos alunos (que os põe A TODOS no mesmo saco), na nossa escolha individual para a definição de objectivos, na divisão da carreira docente em 2 categorias, nas quais não se teve em conta rigorosamente mais nada do que os últimos 7 anos e que se destinou, apenas, a quem já estava no topo da carreira, mas por tudo isto junto e ainda mais alguns pormenores que entretanto nem interessa agora comentar.
Nós, professores estamos habituados a avaliar, a ser juntos no trabalho sério que fazemos. Quando atribuímos um nível a um aluno, estamos mais do que conscientes do quanto ele sabe, fez, demonstrou, adquiru em contexto, adquiriu fora de contexto, etc, e se é merecedor daquela classificação. Por isso não aceitamos que a Ministra nos imponha uma avaliação injusta, desigual, desleal e com cotas.
Imaginem que eu, segunda feira chegava aos meus 126 alunos e dizia-lhes que apenas 2% podiam ter 5 valores, 4% teriam nivel 4 e os restantes seriam divididos entre as restantes classificações. Isto tudo independentemente de haver mais alunos igualmente merecedores de "classificações de excelência" (como dizem os iluminados do Méé).
Acharia, a sociedade, que eu estava a agir correctamente??? Pois é o que eu e mais 144,999 mil professores achamos.
Por isso, no que depender de mim, dia 8 e dia 15 de Novembro lá estarei em Lx a lutar por um ensino público mais justo e de melhor qualidade. É que eu também tenho 2 filhos que já se encontram na escola pública e não quero que amanhã, eles sejam vítimas de um sistema de ensino que hoje premeia quem nada faz.

Sem comentários: